Prefeitura de Nova Viçosa conclui asfaltamento da Travessa Espírito Santo em Posto da Mata

25/06/2020 às 12h11

A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa concluiu as obras de pavimentação asfáltica das duas mãos da Travessa Espírito Santo, via pública que liga a Avenida João Durval Carneiro ao bairro Santa Amélia, via principal de acesso também ao Hospital Municipal Santa Amélia do distrito de Posto da Mata. Conforme o Prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), o asfalto da Travessa Espírito Santo é uma grande obra que além de beneficiar à população local, trouxe embelezamento e valorização para a região por tratar-se de uma rua com canteiro arborizado e deixou a via dupla ainda mais bela no aspecto urbano do Bairro Santa Amélia.

O Prefeito Manoelzinho disse que o asfalto da Travessa Espírito Santo é mais uma etapa cumprida da frente de trabalho que deflagrou em Posto da Mata no último dia 11 de junho, asfaltando as principais avenidas da cidade. Outra grande obra que está se concluindo é o asfalto da Rua Belo Horizonte com 690 metros de extensão, ligando o centro da cidade até a BR-418, cortando todo o Bairro Cajueiro, onde toda rede de esgoto foi substituída e o asfalto está proporcionando acesso fácil entre os bairros da zona norte e o centro de Posto da Mata, obra essa que é fruto de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal no valor de R$ 431.790,78 que contempla além da Rua Belo Horizonte, o Trevo da BR-418 no acesso ao bairro Cajueiro, Trevo da Rua Mil Lance, Rua Marechal Castelo Branco e a Travessa Espírito Santo, no bairro Santa Amélia.

Ainda no Bairro Santa Amélia, o prefeito Manoelzinho está executando as obras de pavimentação das 5 principais vias públicas em torno do Hospital Municipal Santa Amélia, como: Rua Sete de Setembro, Rua Espírito Santo, Rua Quinze de Novembro, Rua Santa Amélia e Rua Sete de Setembro II, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 695.712,68 provenientes de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal, onde toda a obra está recebendo pavimento intertravado de concreto que é um tipo de piso que pode ser considerado uma espécie de substituto do paralelepípedo, conhecido como bloquete, pavimentos drenantes ou pavers.

A Rua Sete de Setembro está recebendo uma extensão de 190 metros de pavimentação, a Rua Espírito Santo recebendo 117 metros de pavimentação, a Rua Quinze de Novembro são 107 metros de obras, a Rua Santa Amélia são 107,35 metros de pavimentação e a Rua Sete de Setembro II está recebendo 110 metros de calçamento em bloquete que vai além da questão estética, por conta dos formatos e cores, são pisos que possuem a função de resistir e distribuir ao subleito os esforços aplicados sobre eles, além de melhorar as condições de rolamento e segurança.

Todas as ruas pavimentadas estão recebendo obras de calçadas padronizadas nas portas dos moradores com piso tátil e rampas de acessibilidade. Para o prefeito Manoelzinho, acessibilidade não é só um cumprimento de lei, mas um direito do cidadão com dificuldade visual. É de extrema importância que um estabelecimento seja acessível a todos, inclusive para seu próprio benefício e, por esta razão, todas as ruas que estamos pavimentando no município de Nova Viçosa estamos munindo-as de calçadas, rampas e piso tátil. Acessibilidade consiste no direito de garantir a toda e qualquer pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida, de transitar por espaços públicos e privados, sem que seja encontrada barreiras arquitetônicas que impossibilitem o convívio ou trânsito social em áreas de acesso, circulação ou permanência”, assegura o prefeito Manoelzinho.

(Por Athylla Borborema).

Jun.25