Prefeitura de Nova Viçosa inicia troca de lâmpadas comuns pelas de LED em todo Município

20/07/2020 às 12h45

A Prefeitura Municipal iniciou a substituição das luminárias convencionais da cidade de Nova Viçosa, do distrito de Posto da Mata e demais povoamentos do município por novas lâmpadas de LED. O projeto de eficiência energética está sendo implantado no posteamento de todas as vias públicas do município, tanto dos centros urbanos quanto dos bairros. A ação deve reduzir em torno de 40% o consumo público de energia elétrica. A lâmpada de LED é mais econômica e durável, além da iluminação ser mais forte que as lâmpadas antigas e de favorecer uma maior segurança pública durante a noite nos perímetros urbanos.

Conforme o prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), o novo projeto de substituição das lâmpadas incandescentes pelas do tipo LED, visa economizar recursos e aumentar a segurança para motoristas, motociclistas e pedestres. A tecnologia LED oferece maior potência de iluminação, com cores mais intensas e maior grau de visibilidade, além de reduzir o consumo de energia elétrica. Os estudos comprovam que enquanto uma lâmpada incandescente de 60 watts gasta, em média, R$ 61 por ano, uma LED de 7 watts (potência equivalente) consome R$ 41. Já o gasto de energia elétrica é reduzido em até 85%, o que atende à necessidade de poupar eletricidade para a preservação do meio ambiente.

Para o prefeito Manoelzinho, as substituições, além de melhorar a qualidade da iluminação do município de Nova Viçosa, prevenir a criminalidade e trazer mais segurança aos pedestres e motoristas, também traz o benefício econômico. “A iluminação pública é essencial para qualidade de vida da população e um instrumento de cidadania, porque traz mais segurança e permite à população desfrutar dos espaços públicos com mais tranquilidade tanto no centro da cidade quanto nos bairros”.

O prefeito Manoelzinho destaca que outro aspecto é a durabilidade das lâmpadas de LED, que são superiores às convencionais e exigem pouca manutenção e, são esses fatores que contribuem com a economia. A melhoria da eficiência dos sistemas de iluminação pública, ainda segundo o prefeito, também embeleza as áreas urbanas e favorece o comércio e lazer noturno, “contribuindo assim, para o desenvolvimento social e econômico da população”.

O secretário Municipal de Viação, Obras e Serviços Públicos de Nova Viçosa, Edinho Salvino, explicou que a ideia é incorporar essa ação de modernidade da iluminação pública em todas as ruas, travessas, avenidas e praças do município no intuito de contribuir com a melhoria da segurança, principalmente das pessoas que transitam durante a noite, onde até agora, diversas substituições das lâmpadas incandescentes pelas as de LED já foram feitas em inúmeras vias públicas que além de reduzir o consumo de energia elétrica em quase 60% e ter o dobro da durabilidade, com mais de 10 anos para manutenção, também traz maior luminosidade para as ruas, embelezando os logradouros públicos e reforçando a segurança do município.

Por Athylla Borborema

Jul.20