Escola Raul Gazzinelli recebe obras de ampliação e construção de quadra poliesportiva em Nova Viçosa

Fonte: https://teixeirahoje.com.br/
17/07/2020 às 14h48

A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa está revitalizando toda estrutura da Escola Municipal Raul Gazzinelli, na Rua Presidente Castelo Branco nº 64, no centro da cidade. A unidade está recebendo obras de reforma geral, adaptações em banheiros e salas de aulas, além da ampliação da estrutura física com a criação de novas salas e outros preceitos arquitetônicos para atender também aos desportistas da escola e da comunidade, porque uma quadra poliesportiva também está sendo construída na área do Colégio.

Atualmente a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa está reconstruindo, revitalizando e ampliando 18 escolas públicas municipais com um investimento superior a R$ 12 milhões. Uma delas é a Escola Municipal Raul Gazzinelli. A unidade que é uma das principais escolas da sede do município com cerca de 500 alunos, está tendo toda sua estrutura física reformada e ampliada para oferecer mais conforto e qualidade ao ensino municipal com preceitos arquitetônicos padrões das escolas da gestão com áreas amplas e estruturadas e espaços pedagógicos diversificados para garantir aos alunos todas as condições de uma melhor aprendizagem.

O prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM) disse que a unidade escolar vai ganhar um novo visual e novas estruturas para proporcionar melhores condições de aprendizado às crianças. “O primeiro passo para termos uma cidade melhor é investir em Educação e Saúde e nesse sentido estamos fazendo melhorias em todas as escolas municipais e, está recebendo manutenção na área interna e externa do prédio, pinturas, manutenção do telhado, vistorias das redes hidráulicas/elétricas, construção da sua tão sonhada quadra de esportes, reformas dos banheiros, novos mobiliários e equipamentos, dentre outras melhorias”, assegurou.

E acrescentou o prefeito: “A Escola Municipal Raul Gazzinelli está localizada em uma área da cidade de Nova Viçosa que há algum tempo vivia em uma carência dos serviços da Prefeitura, uma comunidade que precisava do nosso carinho e dessa atenção. Como não ficar emocionado em ver rostinhos felizes por estarem em um ambiente novinho, com mobiliário novo, um parquinho todo revitalizado e quadra poliesportiva para as crianças e jovens”, destacou o prefeito Manoelzinho.

A secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Nova Viçosa, a pedagoga Natália Carolino Costa Pereira, disse que o trabalho que está sendo executado na Escola Municipal Raul Gazzinelli em Nova Viçosa estimula a melhoria da qualidade do ensino no município e trata-se apenas de uma escola no pacote de 18 unidades que estão recebendo reformas, ampliações, reconstruções. A secretária Natália Carolino, ressalta que na Raul Gazzinelli, além da revitalização total e ampliação, a escola está ganhando também uma Quadra Poliesportiva contemplada com vestiários feminino e masculino, piso, coberta e acessibilidade que trata-se de uma obra muito importante não só para os alunos, mas também para os moradores da região.

“Sabemos que a comunidade do centro da cidade, infelizmente, tem poucas opções de lazer e prática de esporte fora do período do verão. Com a quadra, a comunidade vai ganhar uma opção de qualidade. Queremos manter esses alunos o maior tempo possível na escola, por isso esse investimento em quadras cobertas, que vem estruturando e melhorando a qualidade do ensino no município de Nova Viçosa, melhorando ainda mais os indicadores do ensino. Quando os estudantes permanecem na escola, além da parte esportiva e cultural, eles têm todo o apoio pedagógico. Reforço do básico, como Português e Matemática. Além das bibliotecas, estimulando, cada vez mais, a leitura. Isso representa melhora constante nos índices e o crescimento dessas crianças”, lembra a secretária Natália Carolino.

Os investimentos que o município de Nova Viçosa está promovendo no setor da educação, especialmente na reconstrução e ampliação de 18 escolas públicas municipais que ultrapassam dos R$ 12 milhões, trata-se do dinheiro que o município foi contemplado com a primeira parcela dos recursos do FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais. Que se trata de uma ação que a maioria dos municípios brasileiros ajuizaram anos atrás, contra a união, para receber corrigido os repasses que o governo deixou de depositar entre 1998 e 2007 nas contas dos municípios e em tese, Nova Viçosa tem o direito de receber o valor de R$ 93.588.955,21.

Mas a primeira parcela depositada foi no valor de R$ 15.951.875,72, no entanto, a justiça reteve na fonte o valor de 478.556,25 a título de Imposto de Renda e o líquido depositado em 16 de setembro de 2019 nas contas do município de Nova Viçosa foi de R$ 15.473.319,47. E com a primeira parcela do dinheiro, segundo o prefeito Manoelzinho, pretende consolidar o desenvolvimento educacional do município de Nova Viçosa, investir em setores prioritários e deixar as escolas públicas um luxo nas áreas que a legislação lhe permitir investir.

Por Athylla Borborema

Jul.17