Prefeitura de Nova Viçosa promove demolição para reconstrução e ampliação da Escola Oscar Cardoso em Posto da Mata

14/07/2020 às 08h48

A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa está reconstruindo, revitalizando e ampliando 18 escolas públicas municipais com um investimento superior a R$ 12 milhões. Uma delas é a Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso, na Rua Ilhéus, no bairro Castelo, no distrito de Posto da Mata. A unidade que é uma das principais escolas do município com cerca de 600 alunos, teve toda sua estrutura física demolida para que seja totalmente reconstruída e ampliada para oferecer mais conforto e qualidade ao ensino municipal. A Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso passará de 8 salas para 11 salas de aula e ganhará novos outros compartimentos e todas suas salas de aulas e dos setores administrativos serão ampliadas, com preceitos arquitetônicos padrões das escolas da gestão com áreas amplas e estruturadas e espaços pedagógicos diversificados para garantir aos alunos todas as condições de uma melhor aprendizagem.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso, pedagoga Maria José Oliveira Santos Ferreira, a “Professora Jusa”, a reconstrução da unidade foi facilitada neste período pela ausência dos alunos que desde o início do ano se mudaram para uma sala de aula virtual em razão da pandemia do novo coronavírus onde estão estudando pelo plano de aulas remotas pelo SDR – Sistema de Deliberação Remota. A “Professora Jusa” lembra que a Escola Oscar Cardoso ao longo de anos e anos esperou pela obra de sua readequação e, nada mais acontecia do que pinturas. “Hoje estamos ganhando uma escola nova, mais ampla, com todo conforto e segurança e com todos os espaços que os profissionais e os alunos desejavam. Desta vez a escola foi ao chão literalmente, foi demolida e uma novinha está sendo construída. Agradecemos demãos ao prefeito Manoelzinho e a secretária Natália Carolino pelo empenho de poder transformar todas as nossas vidas, professores, servidores, estudantes e pais de alunos”, festejou a diretora Jusa.

O prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), disse que a necessidade foi grande da intervenção total na estrutura da Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso. “Ao longo do tempo, a escola não teve a devida manutenção. Além disso, não possuía um padrão construtivo ideal, pois, era uma estrutura antiga e boa parte feita de pré-moldado e sem a devida manutenção, fica sujeita ao mau cheiro; à ação das chuvas, que muitas vezes inundaram a escola; à ação do sol, que faz com que a absorção de calor seja maior; e precariedade das redes elétricas e hidráulicas. Com esta ação, iniciamos um novo momento e construída uma nova história desta unidade de ensino em Posto da Mata”, afirmou o prefeito Manoelzinho.

Segundo o prefeito Manoelzinho, a educação em Nova Viçosa avança tanto nos investimentos em tecnologia, qualificação das suas equipes e valorização da categoria educacional, quanto nos investimentos nas edificações para oferecer conforto e segurança aos profissionais e alunos com obras arquitetônicas modernas na reconstrução, reformas e ampliações de escolas públicas. “Hoje estou revivendo esse momento em poder está tendo a oportunidade de reestruturar a educação de Nova Viçosa e transformando cada escola numa unidade novinha e isso não tem preço. Estamos novamente fazendo parte dessa história. Além disso, desde o início do nosso mandato que já revitalizamos escolas públicas, mobiliamos as unidades, adquirimos veículos pequenos e ônibus escolares, e toda nossa intenção é deixar a educação de Nova Viçosa um luxo”, ressaltou Manoelzinho.

De acordo com a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Nova Viçosa, a pedagoga Natália Carolino Costa Pereira, a Escola Municipal Deputado Oscar Cardoso renascerá como unidade de ensino, porque será totalmente reconstruída, com 11 amplas salas de aulas, refeitório, recreio coberto, recreio descoberto, sala de leitura, sala de atendimento educacional especializado, secretaria, diretoria, coordenação, sala de professores, ambiente informatizado, depósito de material didático, cozinha, triagem, depósito de merenda, área de serviço, rampa, duas baterias de sanitários masculinos e femininos para alunos, sanitários para pessoas com deficiência, sanitários para professores, guarita, casa de gás, casa de lixo, jardim e além de obras que incluem a adequação de acessibilidade, dando mais qualidade de ensino aos alunos e professores.

Os investimentos que o município de Nova Viçosa começou a fazer no setor da educação, especialmente na reconstrução e ampliação de 18 escolas públicas municipais com um investimento que passa dos R$ 12 milhões, trata-se do dinheiro que o município foi contemplado com a primeira parcela dos recursos do FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais. Que se trata de uma ação que a maioria dos municípios brasileiros ajuizaram anos atrás, contra o governo, para receber corrigido os repasses que o governo deixou de depositar entre 1998 e 2007 nas contas dos municípios e em tese, Nova Viçosa tem o direito de receber o valor de R$ 93.588.955,21.

Mas a primeira parcela depositada foi no valor de R$ 15.951.875,72, no entanto, a justiça reteve na fonte o valor de 478.556,25 a título de Imposto de Renda e o líquido depositado em 16 de setembro de 2019 nas contas do município de Nova Viçosa foi de R$ 15.473.319,47. E com a primeira parcela do dinheiro, segundo o prefeito Manoelzinho, pretende consolidar o desenvolvimento educacional do município de Nova Viçosa, investir em setores prioritários e deixar as escolas públicas um luxo nas áreas que a legislação lhe permitir investir.

Por Athylla Borborema

Jul.13