Município de Nova Viçosa executa ações inovadoras no combate ao Coronavírus

10/07/2020 às 09h56

A pandemia do novo coronavírus colocou diante dos gestores públicos desafios nunca antes enfrentados. Diante da situação, a Prefeitura Municipal de Nova Viçosa deu início neste mês de julho de 2020 a uma série de lives semanais para compartilhar experiências inovadoras que o município vem desenvolvendo no combate à Covid-19, inclusive sempre com a participação do prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM e do secretário Municipal de Saúde, Manoel Mecias Fontes da Silva.

“Estamos à frente de uma situação que nunca passamos, e com a necessidade de tomar decisões rápidas e muitas vezes nunca feitas. Nesse cenário, a inovação tem sido com certeza um caminho viável para solucionar os problemas derivados da pandemia”, disse o prefeito Manoelzinho. “É isso o que essa série de lives tem mostrado: como a inovação pode ser trazida na prática para o dia a dia dos munícipes, e como a pasta que tem inovação na pauta pode apoiar outras secretarias, além do apoio que temos recebido das gestões estadual e federal, em ações de controle da doença”, acrescentou o secretário de saúde Manoel Mecias.

O município de Nova Viçosa tem mantido as barreiras sanitárias às margens da BA-001 na cidade de Nova Viçosa e nos portais de acesso aos distritos do município, adotou medidas necessárias de fechamento do comércio, academias, barracas de praias e eventos para evitar a disseminação da doença, foram instalados cabines e túneis para a desinfecção de pessoas com o objetivo de prevenir infecções pelo novo coronavírus, mensagens de prevenção alertando à população da importância do uso da máscara, aumentado as campanhas de conscientização junto à população sobre a importância das ordens de isolamento social que busca conscientizar e alertar os habitantes de Nova Viçosa no combate ao vírus.

Além da desinfecção de cidadãos por meio de câmaras, cabines e túneis, o município tem adotado procedimentos para evitar a introdução e a disseminação de vírus em hospitais, unidades básicas de saúde e laboratórios, que são ambientes controlados e possuem regras e protocolos diferentes, uso de produtos e procedimentos seguros, práticas rígidas de higienização das mãos, corpo, roupas, salas e utensílios, além de adotarem equipamentos de proteção individual muito específicos, entre outras características.

O município de Nova Viçosa também vem realizando a desinfecção de áreas propícias a gerar aglomeração de pessoas e as vias de grande movimento com objetivo de reduzir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). Cerca de 20 profissionais receberam instruções para que pudessem estar atuando nessa frente de ação. A operação envolve os serviços de desinfecção em praças, paradas de ônibus, avenidas centrais, entre outros espaços de grande circulação de pessoas. Além da cidade de Nova Viçosa e o distrito de Posto da Mata, os dois principais centros urbanos do município, os demais distritos também estão recebendo o serviço. Vem se realizando a limpeza química com um caminhão pipa abastecido com 10 mil litros de cloro (hipoclorito de sódio) nas ruas, avenidas, praças e prédios públicos e particulares.

De acordo com o prefeito Manoelzinho, a Prefeitura Municipal continuará agilizando todas as ações necessárias para garantir o bem-estar e a saúde de toda à população. “Neste momento de enfrentamento a pandemia do Coronavírus, intensificamos iniciativas que já eram realizadas pela Prefeitura Municipal nas áreas da saúde e da limpeza pública, notadamente. Nossa pasta de inovação, nesse momento de crise, é uma das mais demandadas. Tem o papel de conseguir dar a escala, no menor custo possível, a um atendimento adequado às principais demandas. Temos que apoiar as ações dos diversos órgãos da Secretaria de Saúde”, ressaltou o prefeito Manoelzinho.

A primeira ação da Prefeitura Municipal de Nova Viçosa, diante dos casos iniciais de Covid-19 no município, foi criar três núcleos de decisão: de isolamento social, de preparação do sistema de saúde, e de atendimento aos impactos socioeconômicos gerados pelo isolamento, todos assegurados pelos decretos expedidos pelo prefeito municipal. “Com demandas operacionais muito grandes, esses núcleos precisaram de suporte de quem trabalha com inovação para dar efetividade às ações”, disse o secretário municipal de saúde Manoel Mecias. Que acrescenta ainda, que um comitê de resposta rápida à crise foi criado também no início da pandemia no município, que atua 24 horas por dia com representantes da gestão pública municipal buscando minimizar os impactos sanitários, tanto que obrigou o município a reestruturar rapidamente o Hospital Municipal Santa Amélia e promover a aquisição de vários equipamentos novos.

Diante do desafio de entender quem estava aderindo às medidas de isolamento social e onde, para melhor direcionar as políticas públicas, a Prefeitura de Nova Viçosa vem monitorando os focos de menor isolamento social com base em dados de geolocalização. E garantindo a privacidade dos usuários, as medidas permitiram à Prefeitura direcionar ações para locais em que o isolamento estava caindo. Além disso, as estatísticas permitem que a gestão pública entendesse os locais onde havia maior aglomeração, como bancos e supermercados, e criasse regras de distanciamento social específicas para esses tipos de estabelecimento. A partir dos dados coletados, a Prefeitura enviou às comunidades com menor aderência ao isolamento social carros de som com mensagens de conscientização à população na intenção de aumentar a necessidade da higienização constante e a importância de ficarem mais em casa, reduzindo com isso a disseminação do vírus e aliviando o atendimento no sistema de saúde.

Por Athylla Borborema

Jul.10